'REDE VISÍVEL: Arte, Mediação e Formação'
A REDE VISÍVEL é uma plataforma de partilha e reflexão sobre temas relativos à arte e à sua mediação. Surge no âmbito da rede construída nos Congressos Internacionais Matéria-Prima, e procura ampliar, atualizar e diversificar os canais de pesquisa e investigação no campo alargado da mediação artística e cultural.
É um novo círculo que se propõe organizar encontros de debate, publicações monográficas e eventos que respondam com pertinência a desafios temáticos, assim como fazer atividades de intervenção e disseminação, como exposições, videogramas ou outras ações de fronteira e de criatividade.
Os encontros são de periodicidade anual e podem ocorrer em locais a ser determinados anualmente a partir de proposta aprovada no plenário do encontro anterior. As propostas monográficas são de caráter académico, e publicadas pelo Centro em que ocorrer o encontro anual.
O primeiro encontro institui e promove um regulamento de funcionamento (coordenação, mesa, adesão, mandatos) e a apresentação das propostas para o encontro seguinte, de acordo com o plenário.
O 1º encontro da REDE VISÍVEL ocorreu simultâneo ao 7º Congresso Internacional Matéria-Prima, decorrido na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, de 10 a 13 de julho de 2018, sendo promovido pelo Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
O 2º encontro da REDE VISÍVEL foi acolhido pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil, em data a determinar.
1º DESAFIO REDE VISÍVEL
Livro dedicado ao tema “Mediação: problemas e inovações”
O Ensino de Arte está em perigo? Indícios: o corte de cargas horárias, a supressão curricular, o desinvestimento, o álibi das atividades extra-curriculares, a alteração na semiosfera, a debilidade dos currículos, a difusa sistematização curricular, as tecnologias virtuais, a redução da advocacia da área, os problemas de comparabilidade, as dificuldades na formação, as dissonâncias entre o formar e atuar, a difícil dualidade professor / artista, entre tantos outros eixos de problematização possíveis de escolher para abordar.
Partindo deste desafio foram organizados por João Paulo Queiroz e Ronaldo Oliveira dois livros que reunem 40 contributos:
- Os riscos da Arte: Educação, Mediação e Formação
- Arte e Ensino: propostas de Resistência
Figura: Um momento de convívio e de encontro descontraído com Ana Mae Barbosa, no átrio da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, a 13 de julho 2018 no Primeiro Encontro da rede Visível, inserido no VII Congresso Matéria Prima.
Textos publicados no primeiro volume, "Arte e Ensino, Propostas de Resistência" em PDF:
- João Paulo Queiroz & Ronaldo Alexandre de Oliveira: "Prefácio: pela criação de uma rede visível"
- Ana Mae Barbosa: "Arte/Educação ou Educação Artística na América Latina"
- Alexandre Guimarães: "Formar, [des]formar, [trans]formar:....repensando a arte na escola como campo pedagógico de emancipação e resistência"
- Alice Fátima Martins & Carla Luzia de Abreu: "A arte e seu ensino envolve riscos ou não?"
- Ana Paula Caetano & Ana Luísa Paz: "Investigar em educação artística, construindo uma comunidade dialógica, rondando os abismos"
- Claudia Matos Pereira: "A Educação Artística: breve análise do aprendizado e do ensino a importância desta disciplina na formação do 'sujeito cultural'"
- Francione Oliveira Carvalho: "Por uma arte educação à esquerda"
- Helena Cabeleira: "We don’t need no education: all we need .is ‘learning to learn’, from cradle to grave"
- Luciana Gruppelli Loponte: & Andréa Senra Coutinho "Estamos em perigo? Arte, educação e resistências no Brasil"
- Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva: "Indícios de Incêndio: Políticas e Formação para o Ensino de Artes"
- Marilda Oliveira de: Cristian Poletti Mossi; Francieli Regina Garlet & Vivien Kelling Cardonetti (2018) "Escrever uma educação das artes visuais com minúsculas e operar resistências em uma formação pela experimentação"
- Rita Demarchi: "Arte e Educação em tempos inimagináveis: Caminhar na penumbra"
- Sandra Palhares: "O ensino da arte está em perigo?"
- João Paulo Queiroz: & Ronaldo Alexandre de Oliveira "As ‘STEM’ e a Arte Educação: compreender o que mudou nos últimos 10 anos nos EUA, União Europeia e América Latina"
- Ursula Rosa da Silva: "Mediação como interdisciplinar e encantamento"
Textos publicados no segundo volume, "Os Riscos da Arte: Educação, Mediação e Formação," em PDF:
- João Paulo Queiroz & Ronaldo Alexandre de Oliveira: "Prefácio: Muitos Riscos para uma Rede Visível"
- Mirian Celeste Martins: "Quando a fé move move montanhas Francys Alÿs e o esperançar"
- Belidson Dias; Tatiana Fernandez & Rosana de Castro: "Águas turbulentas: el encuentro entre el giro educativo en el arte y el giro de la visualidad en la educación"
- Bernadina Leal: "Sob olhares sombrios: formação e mediação artísticas em risco"
- Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta: "Professor agora e artista depois, ou melhor, por que não ser na mesma hora os dois?"
- Jociele Lampert: "Desafios da pesquisa em arte educação ou arte educação pela pintura"
- Juliano Siqueira: "Arte e formação nos escritos de Perciar"
- Lucia Pimentel: "Ensino / Aprendizagem em Arte e Mediação: problemas Ee inovações"
- Ricard Ramon: "Derivas de la enseñanza del arte. reivindicando la construcción filosófica de la educación artística"
- Ricard Huerta: "Patrimonios de la educación artística: generar territórios propios desde un currículum vibrante"
- Cristiane Herres Terraza & Marcos Ramon Gomes Ferreira: "Escola e experiência estética: uma abordagem da estética e da arte a partir do Iluminismo"
- Cristina Azevedo Tavares: "O ensino das humanidades e as artes do que sentimos e o que podemos fazer"
- Carla Juliana Galvão Alves: "Inquietações de professores de artes..... visuais: do silêncio na sala de professores à solidão nos corredores da escola"
- Leonardo Charréu: "Racionalidades que justificam a presença da educação artística no currículo escolar: a força e o impacto do argumento econômico"
- Rejane Galvão Coutinho & Camila Serino Lia: "A mediação cultural pela perspectiva da Arte / Educação: comentários sobre uma experiêcia"
- Renan dos Santos Silva: "Formação docente em artes visuais: conflito entre currículos"
- Ronaldo Oliveira: "Construção curricular e produção de sentido: pela inclusão curricular das histórias de si nos processos de formação"
- Umbelina Barreto: "Conversa a roda da visualidade na contemporaneidade"
- Queiroz, João Paulo & Oliveira, Ronaldo (Org.) (2018) Arte e Ensino: propostas de Resistência. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA). ISBN 978-989-8771-99-5
- Queiroz, João Paulo & Oliveira, Ronaldo (Org.) (2018) Os riscos da Arte: Educação, Mediação e Formação. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA). ISBN 978-989-8944-00-9
Apoio:
Transportadora oficial / official carrier