Email: congresso.materia.prima.2024@gmail.com

Agir e interagir na educação artística, hoje

XI Congresso Internacional Matéria-Prima, Lisboa, 25 a 27 de outubro de 2024

Dando continuidade à sólida reflexão sobre a educação artística no contexto ibero-americano, iniciada em 2012, e depois de um breve intervalo, o Congresso Matéria-Prima retoma atividade. Nesta nova edição, o congresso adota um novo subtítulo – Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje – e a revista homónima inaugura a sua segunda série. O XI Congresso Matéria-Prima – Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje – será acolhido, de 25 a 27 de outubro de 2024 pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e pela Universidade Lusófona.

    O objetivo principal do Congresso Matéria Prima é possibilitar uma plataforma internacional para refletir sobre o distanciamento entre a formação e a atuação no terreno, como:

    • O que efetivamente acontece na aula no que respeita ao ensino e aprendizagem das artes nos vários níveis de ensino?
    • Quais têm sido as abordagens dos professores para a aproximação dos alunos às artes?
    • Quais os paradigmas e metodologias que os professores, nas Universidades, Institutos de Educação, Faculdades, têm utilizado na formação do professor de arte?
    • Quais os desafios de ensinar arte na contemporaneidade?

    O Congresso Matéria-Prima surgiu como um espaço de debate sobre a prática profissional, procurando-se um espaço de troca de experiências e de reflexão crítica. É também um local onde os investigadores em educação artística podem debater e confrontar perspetivas nos caminhos que têm vindo a ser utilizados na formação dos professores de artes dos vários níveis de ensino.

     


    Apoio:


Outras Ligações

Revista

Revista Materia-Prima

Revista Matéria-Prima

Actas

actas

Actas dos Congressos anteriores

REDE VISÍVEL

rede

Rede Visível: Rede de Educação Artística

Congresso Matéria-Prima © 2023 - Free Website Template by Derby Web Design