Email: congresso.materia.prima.2024@gmail.com

Chamada de Trabalhos

XI Congresso Internacional Matéria-Prima:
Agir e interagir na educação artística, hoje
Lisboa, 25 a 27 de outubro de 2024

Chamada de trabalhos:

Dando continuidade à sólida reflexão sobre a educação artística no contexto ibero-americano, iniciada em 2012, e depois de um breve intervalo, o Congresso Matéria-Prima retoma atividade. Nesta nova edição, o congresso adota um novo subtítulo – Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje – e a revista homónima inaugura a sua segunda série.

O XI Congresso Matéria-Prima – Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje – será acolhido, de 25 a 27 de outubro de 2024 pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e pela Universidade Lusófona.

Lança-se o desafio a artistas, investigadores, professores e outros profissionais da educação artística, para partilharem, neste encontro, comunicações, workshops, ou mostras de trabalhos artístico-pedagógicos, dentro dos seguintes eixos temáticos.

Eixo temático I
Matéria-prima: Outras epistemologias e metodologias para a educação artística
Tendo como desafio a complexidade das relações políticas, sociais e culturais contemporâneas, procuramos abordagens interdisciplinares sobre novas formas de conhecer e investigar que sirvam como ferramentas para compreender e estar no mundo. Na Matéria-prima serão valorizadas, particularmente, propostas que possam contribuir para a superação de injustiças cognitivas decorrentes de relações desiguais de produção de saber na investigação em educação artística.

Palavras-Chave: Epistemologias, Metodologias de Investigação, Interdisciplinaridade

Eixo temático II
Matéria social: Práticas artísticas em contextos educativos e culturais
De que é feita uma comunidade educativa? Nesta aldeia global, os muros entre escola, museus, instituições culturais e sociais, espaços intergeracionais e outros territórios educativos diluem-se, proporcionando uma visão expandida da educação artística que pode envolver toda a comunidade. As práticas artísticas encontram aqui um campo fértil para a ação criativa, que se repercute nas práticas escolares. Na Matéria social, serão bem-vindas propostas que se movam entre a práxis artística educativa e a comunidade.

Palavras-Chave: Escola, Museu, Comunidade, Currículo

Eixo temático III
Matéria crítica: Culturas, narrativas e processos identitários
Entendendo a arte como lugar de poder e empoderamento, na Matéria crítica localiza-se a Cultura Visual, um conjunto de processos de construção social do visual que se presta à reflexão sobre identidades, diversidade e inclusão. Sendo um campo em que o pensamento se desenvolve na ação, englobando manifestações e ativismos visuais, é no cruzamento da cultura visual com as pedagogias transformadoras que as realidades e os sujeitos são questionados e (re)construídos. Desafia-se a submissão de propostas que levantem questões críticas nos domínios das artes e da educação artística, abordando temas como as crises ambientais, os discursos culturais e a problematização de direitos para cidadanias plurais e ativas.

Palavras-Chave: Cultura Visual, Hegemonia, Identidade

Eixo temático IV
Matéria humana: Formação de educadores e professores
A formação inicial de educadores de infância e professores dos vários ciclos de ensino encontra-se no âmago daquelas que irão ser as práticas de educação artística do futuro, desejavelmente mais democráticas, inclusivas e plurais. Desafiam-se os participantes dos processos de formação inicial e contínua, seja no papel de estudantes, seja no de educadores ou professores cooperantes, ou ainda no de formadores, a questionar e a refletir sobre as práticas pedagógicas basilares na constituição da matéria humana que dinamiza as artes na educação.

Palavras-Chave: Formação; Identidade Docente, Pedagogia, Didática

Idiomas: Português, Castelhano, Inglês

Nesta chamada de trabalhos, aceitam-se propostas para (1) comunicações; (2) workshops ou (3) mostras de projetos artístico-pedagógicos.

1 – Comunicações
Os autores são convidados a apresentar comunicações de 12 minutos dentro de um ou mais eixos temáticos propostos. Devem apresentar numa primeira fase o resumo (2.500 caracteres sem espaços) e numa segunda fase, depois da aceitação, o artigo final (10.000 a 15.000 caracteres sem espaços). Todas os artigos integrarão as Atas do Congresso, selecionando-se os mais relevantes para a Revista Matéria-Prima - Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje. (ver submissão de trabalhos)

2 - Workshops
Os autores são convidados a apresentar propostas de workshops de curta duração (1 hora), envolvendo os participantes em experiências práticas, exploratórias e/ou críticas, relacionadas com um ou mais eixos temáticos. Os materiais a usar nos workshops são da responsabilidade dos autores, bem como todos os custos de produção. Os resultados dos workshops poderão ser registados fotograficamente, integrando as Atas do Congresso. (ver submissão de trabalhos)

Os autores que queiram propor a realização de um workshop durante do congresso Matéria-Prima - Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje - devem apresentar uma sinopse (2.500 caracteres sem espaços) em que referem título; descrição; objetivos; indicação das necessidades técnicas/logísticas; número de participantes. (ver submissão de trabalhos)

3 - Mostra de trabalhos artístico-pedagógicos
Os autores podem apresentar propostas de exposição de livros, folhetos impressos, objetos, imagens ou outros materiais que decorram de experiências artístico-pedagógicos por si realizadas. Os autores que queiram propor a realização de um workshop/oficina devem igualmente apresentar uma sinopse (2.500 caracteres sem espaços) em que referem título; descrição; objetivos; indicação das necessidades técnicas/logísticas; número de participantes. (ver submissão de trabalhos)

As propostas de comunicação, workshop/oficina, ou mostra de trabalhos artístico-pedagógicos, serão apreciados por "double blind review" ou "arbitragem cega." Cada proposta recebida pelo secretariado é reenviada, sem referência ao autor, a três, ou mais, dos membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes (double-blind). No procedimento privilegia-se também a distância geográfica entre origem de autores e de revisores científicos.

Locais
O XI Congresso Matéria-Prima – Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje – será acolhido, de 25 a 27 de outubro de 2024 pela Universidade de Lisboa e pela Universidade Lusófona e realizar-se-á nos seguintes locais:
Comunicações - Auditórios da Faculdade de Belas Artes da Universidade Lisboa.
Mostra de trabalhos artísticos - Universidade Lusófona
Workshops - Universidade Lusófona, Jardins do Campo Grande, Jardins do Museu de Lisboa
congresso.materia.prima.2024@gmail.com

Datas importantes
Data limite de submissão de sinopses (fase 1) - 31 de julho de 2024
Limite de submissão de textos completos (fase 2) - 15 de setembro de 2024
Publicações do Congresso As comunicações aprovadas serão publicadas em volume de atas PDF dotado de ISBN.
As submissões são aprovadas em duas fases: sinopses e textos completos. Data limite de submissão de sinopses de comunicações, workshops e mostras artísticas (fase 1) - 31 de julho de 2024. Algumas comunicações poderão ser selecionadas para publicação em periódico académico dotado de ISSN.

Custos
Palestrantes (após aprovação): 197 euro (registo antes de 30 de setembro), ou 358 euro (registo depois de 1 de outubro, inclusive).
Participação como ouvinte: 27 euro

Contactos
IX Congresso Matéria-Prima 2024
CIEBA: Centro de Investigação em Estudos de Belas-Artes
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 Lisboa | Portugal
congresso.materia.prima.2024@gmail.com

 

 


Apoio:


Transportadora oficial / official carrier

Outras Ligações

Revista

Revista Materia-Prima

Revista Matéria-Prima

Actas

actas

Actas dos Congressos anteriores

REDE VISÍVEL

rede

Rede Visível: Rede de Educação Artística

Congresso Matéria-Prima © 2023 - Free Website Template by Derby Web Design