Chamada de Trabalhos
XI Congresso Internacional Matéria-Prima:
Agir e interagir na educação artística, hoje
Lisboa, 25 a 27 de outubro de 2024
Chamada de trabalhos:
Dando continuidade à
sólida reflexão sobre a educação artística no contexto ibero-americano,
iniciada em 2012, e depois de um breve intervalo, o Congresso Matéria-Prima retoma
atividade. Nesta nova edição, o congresso adota um novo subtítulo – Agir e
Interagir na Educação Artística, Hoje – e a revista homónima inaugura a sua
segunda série.
O XI Congresso
Matéria-Prima – Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje – será acolhido,
de 25 a 27 de outubro de 2024 pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de
Lisboa e pela Universidade Lusófona.
Lança-se o desafio a
artistas, investigadores, professores e outros profissionais da educação
artística, para partilharem, neste encontro, comunicações, workshops, ou
mostras de trabalhos artístico-pedagógicos, dentro dos seguintes eixos
temáticos.
Eixo temático I
Matéria-prima: Outras
epistemologias e metodologias para a educação artística
Tendo como desafio a complexidade das relações políticas, sociais e
culturais contemporâneas, procuramos abordagens interdisciplinares sobre novas
formas de conhecer e investigar que sirvam como ferramentas para compreender e
estar no mundo. Na Matéria-prima serão valorizadas, particularmente, propostas
que possam contribuir para a superação de injustiças cognitivas decorrentes de
relações desiguais de produção de saber na investigação em educação artística.
Palavras-Chave:
Epistemologias, Metodologias de Investigação, Interdisciplinaridade
Eixo temático II
Matéria social: Práticas artísticas em contextos educativos e culturais
De que é feita uma comunidade educativa? Nesta aldeia global, os muros entre
escola, museus, instituições culturais e sociais, espaços intergeracionais
e outros territórios educativos diluem-se, proporcionando uma visão expandida
da educação artística que pode envolver toda a comunidade. As práticas
artísticas encontram aqui um campo fértil para a ação criativa, que se
repercute nas práticas escolares. Na Matéria social, serão bem-vindas propostas
que se movam entre a práxis artística educativa e a comunidade.
Palavras-Chave:
Escola, Museu, Comunidade, Currículo
Eixo temático III
Matéria crítica: Culturas, narrativas e processos identitários
Entendendo a arte como lugar de poder e empoderamento, na Matéria crítica
localiza-se a Cultura Visual, um conjunto de processos de construção social do
visual que se presta à reflexão sobre identidades, diversidade e inclusão.
Sendo um campo em que o pensamento se desenvolve na ação, englobando
manifestações e ativismos visuais, é no cruzamento da cultura visual com as
pedagogias transformadoras que as realidades e os sujeitos são questionados e (re)construídos. Desafia-se a submissão de propostas que
levantem questões críticas nos domínios das artes e da educação artística,
abordando temas como as crises ambientais, os discursos culturais e a
problematização de direitos para cidadanias plurais e ativas.
Palavras-Chave:
Cultura Visual, Hegemonia, Identidade
Eixo temático IV
Matéria humana: Formação de educadores e professores
A formação inicial de educadores de infância e professores dos vários ciclos de
ensino encontra-se no âmago daquelas que irão ser as práticas de educação
artística do futuro, desejavelmente mais democráticas, inclusivas e plurais.
Desafiam-se os participantes dos processos de formação inicial e contínua, seja
no papel de estudantes, seja no de educadores ou professores cooperantes, ou
ainda no de formadores, a questionar e a refletir sobre as práticas pedagógicas
basilares na constituição da matéria humana que dinamiza as artes na educação.
Palavras-Chave:
Formação; Identidade Docente, Pedagogia, Didática
Idiomas: Português, Castelhano, Inglês
Nesta chamada de
trabalhos, aceitam-se propostas para (1) comunicações; (2) workshops ou (3)
mostras de projetos artístico-pedagógicos.
1 – Comunicações
Os autores são convidados a
apresentar comunicações de 12 minutos dentro de um ou mais eixos temáticos
propostos. Devem apresentar numa primeira fase o resumo (2.500 caracteres sem
espaços) e numa segunda fase, depois da aceitação, o artigo final (10.000 a
15.000 caracteres sem espaços). Todas os artigos integrarão as Atas do
Congresso, selecionando-se os mais relevantes para a Revista Matéria-Prima -
Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje. (ver submissão de trabalhos)
2 - Workshops
Os autores são convidados a apresentar propostas de workshops de curta duração
(1 hora), envolvendo os participantes em experiências práticas,
exploratórias e/ou críticas, relacionadas com um ou mais eixos temáticos. Os
materiais a usar nos workshops são da responsabilidade dos autores, bem como
todos os custos de produção. Os resultados dos workshops poderão ser registados
fotograficamente, integrando as Atas do Congresso. (ver submissão de trabalhos)
Os autores que
queiram propor a realização de um workshop durante do congresso Matéria-Prima -
Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje - devem apresentar uma sinopse (2.500 caracteres sem espaços) em que referem título; descrição; objetivos; indicação
das necessidades técnicas/logísticas; número de participantes. (ver submissão
de trabalhos)
3 - Mostra de
trabalhos artístico-pedagógicos
Os autores podem apresentar
propostas de exposição de livros, folhetos impressos, objetos, imagens ou
outros materiais que decorram de experiências artístico-pedagógicos por si
realizadas. Os autores que queiram propor a realização de um workshop/oficina
devem igualmente apresentar uma sinopse (2.500 caracteres sem espaços) em que
referem título; descrição; objetivos; indicação das necessidades
técnicas/logísticas; número de participantes. (ver submissão de trabalhos)
As propostas de
comunicação, workshop/oficina, ou mostra de trabalhos artístico-pedagógicos,
serão apreciados por "double blind
review" ou "arbitragem cega." Cada
proposta recebida pelo secretariado é reenviada, sem referência ao autor, a
três, ou mais, dos membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o
anonimato de ambas as partes (double-blind). No
procedimento privilegia-se também a distância geográfica entre origem de
autores e de revisores científicos.
Locais
O XI Congresso
Matéria-Prima – Agir e Interagir na Educação Artística, Hoje – será acolhido,
de 25 a 27 de outubro de 2024 pela Universidade de Lisboa e pela Universidade
Lusófona e realizar-se-á nos seguintes locais:
Comunicações - Auditórios da Faculdade de Belas Artes da Universidade Lisboa.
Mostra de trabalhos artísticos - Universidade Lusófona
Workshops - Universidade Lusófona, Jardins do Campo Grande, Jardins do Museu de
Lisboa
congresso.materia.prima.2024@gmail.com
Datas importantes
Data limite de submissão de sinopses (fase 1) - 15 de
agosto de 2024
Limite de submissão de textos completos (fase 2) - 15 de setembro de 2024
Publicações do Congresso As comunicações aprovadas serão publicadas em
volume de atas PDF dotado de ISBN.
As submissões são aprovadas em duas fases: sinopses e textos completos.
Data limite de submissão de sinopses de comunicações, workshops e mostras artísticas (fase 1) - 15 de agosto de 2024.
Algumas comunicações poderão ser selecionadas para publicação em periódico académico dotado de ISSN.
Custos
Palestrantes (após aprovação): 197 euros
Participação como ouvinte: 27 euros
Contactos
IX Congresso Matéria-Prima
2024
CIEBA: Centro de Investigação em Estudos de Belas-Artes
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 Lisboa | Portugal
congresso.materia.prima.2024@gmail.com
Apoio:
Transportadora oficial / official carrier